Quando você contrata um serviço de Cloud/VPS a empresa te dá toda a liberdade para instalar qualquer coisa. Normalmente contratamos esse tipo de serviço para instalarmos as versões mais atualizadas dos pacotes e também para atualizarmos quando bem entendemos. Por padrão, o RedHat/Centos na versão 7 vem com PHP6.5, mas vou mostrar como é fácil instalar versões mais atualizadas dos pacotes.


IUS Community Project Repository

Como o PHP 7.x ainda não é o pacote oficial nos repositórios da maioria das distribuições, vamos recorrer a fontes de terceiros. Alguns repositórios oferecem arquivos RPM do PHP7, neste caso vamos usar o repositório IUS.
O IUS oferece um script para subscrever ao repositório e importar as chaves GPG automaticamente de acordo com a versão no RedHat/Centos.

Vamos executar o procedimento abaixo para baixar e executar o script. Lembre-se de executar o script com privilégios de administrador.

$ curl 'https://setup.ius.io/' -o setup-ius.sh
 $ sh setup-ius.sh

Se você já tiver o PHP nas versões anteriores instalado, vamos remover

$ yum remove php-cli mod_php php-common

Instalando a nova versão do IUS. Pressione y e enter quando perguntar

$ yum install mod_php70u php70u-cli php70u-mysqlnd

Reinicie o apache

$ apachectl restart

Você pode checar o status do Apache, que é gerenciado pelo httpd systemd usando systemctl.

$ systemctl status httpd

Dependendo do que você estiver usando, pode ser que precise de mais pacotes do PHP como mbstring, xml, gd, etc. Neste caso, basta baixar com o comando abaixo

$ yum install php70u-mbstring php70u-xml php70u-gd

Lembre-se de sempre reiniciar o apache quando baixar novos pacotes.

Bom proveito.

Observações: Até o fechamento desse post, o PHPMyAdmin ainda não era 100% compatível com PHP7, porém, eu estou usando mas não me apresentou nenhuma falha. Faço manutenção em tabelas, índices, exporto e importo backups e em nenhum momento tive surpresas.


Cleberson

Casado, pai de família, autodidata e amante de tecnologia. Especialista em PHP, MySQL e PostgreSQL, certificado em RedHat e formando em Gestão de TI.

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *