Quando você contrata um serviço de Cloud/VPS a empresa te dá toda a liberdade para instalar qualquer coisa. Normalmente contratamos esse tipo de serviço para instalarmos as versões mais atualizadas dos pacotes e também para atualizarmos quando bem entendemos. Por padrão, o RedHat/Centos na versão 7 vem com PHP6.5, mas vou mostrar como é fácil instalar versões mais atualizadas dos pacotes.
IUS Community Project Repository
Como o PHP 7.x ainda não é o pacote oficial nos repositórios da maioria das distribuições, vamos recorrer a fontes de terceiros. Alguns repositórios oferecem arquivos RPM do PHP7, neste caso vamos usar o repositório IUS.
O IUS oferece um script para subscrever ao repositório e importar as chaves GPG automaticamente de acordo com a versão no RedHat/Centos.
Vamos executar o procedimento abaixo para baixar e executar o script. Lembre-se de executar o script com privilégios de administrador.
$ curl 'https://setup.ius.io/' -o setup-ius.sh $ sh setup-ius.sh
Se você já tiver o PHP nas versões anteriores instalado, vamos remover
$ yum remove php-cli mod_php php-common
Instalando a nova versão do IUS. Pressione y e enter quando perguntar
$ yum install mod_php70u php70u-cli php70u-mysqlnd
Reinicie o apache
$ apachectl restart
Você pode checar o status do Apache, que é gerenciado pelo httpd systemd usando systemctl.
$ systemctl status httpd
Dependendo do que você estiver usando, pode ser que precise de mais pacotes do PHP como mbstring, xml, gd, etc. Neste caso, basta baixar com o comando abaixo
$ yum install php70u-mbstring php70u-xml php70u-gd
Lembre-se de sempre reiniciar o apache quando baixar novos pacotes.
Bom proveito.
Observações: Até o fechamento desse post, o PHPMyAdmin ainda não era 100% compatível com PHP7, porém, eu estou usando mas não me apresentou nenhuma falha. Faço manutenção em tabelas, índices, exporto e importo backups e em nenhum momento tive surpresas.
0 comentário